terça-feira, 26 de maio de 2009

FICHAS DE BIBLIOGRAFIA VEDROGRÁFICA - "Descripção do Real Asylo de Inválidos Militares em Runa..."


TÍTULO : Descripção do Real Asylo de Invalidos Militares em Runa – Importancia d’este estabelecimento devido á esclarecida munificiencia e piedade de uma illustre princeza – dedicado a Sua Alteza o Ser.mo Senhor Infante D. Affonso Henriques por Augusto Carlos de Souza Escrivanis.

AUTOR: Augusto Carlos de Souza Escrivanis, 1º sargento do regimento d’Infanteria nº 7, servindo de quartel mestre no Real Asylo de Runa.

ANO: 1882.
EDIÇÃO: Lallemant Frères, Typ.
LOCAL: Lisboa.
PREÇO: 200 réis.
Nº de PÁGINAS: 32.

GRAVURAS: 3: - “A Princeza D. Maria Francisca Benedicta (segundo um retrato da época); -“Real Asylo dos Invalidos Militares em Runa”; “Custódia do Real Asylo dos Invalidos Militares em Runa”.
FOTOGRAFIAS: Nenhuma.
GRÁFICOS: 1 : -“Mappa dos inválidos admittidos, falecidos e sahidos desde o anno da abertura do asylo, até 31 de Agosto de 1882”.
MAPAS: Nenhum.

TEMAS: Princesa Maria Francisca Benedita; Asilo Militar de Runa (Actual CAS de Runa); Arquitectura neo-clássica; Beneficência; Runa.

CAPÍTULOS: I – Fundação do Real Asylo de Invalidos Militares; II –Descripção do estabelecimento e differentes esclarecimentos; III – Descripção da custodia e de algumas alfaias e paramentos; IV – Rendimentos do Asylo; V – Melhoramentos que tem tido o estabelecimento depois da sua abertura; VI – Resumo das principaes prescripções concernente ao regímen do asylo; VII – Governadores que tem havido desde a abertura do asylo e a primeira e actual administração; VIII - Mappa dos inválidos admittidos, falecidos e sahidos desde o anno da abertura do asylo, até 31 de Agosto de 1882; IX – Bens e lembranças legados ao asylo; X – Monumento a D. Pedro V; XI – Empregados no asylo e pessoas das visinhanças que conheceram a Serenissima Princeza a Senhora D. Maria Francisca Benedicta; XII – Biographia do actual commandante do asylo; CONCLUSÃO.

Sem comentários: