domingo, 28 de fevereiro de 2010

"Itinerante" - "Por Trilhos das Invasões Francesas"

Foi recentemente editada uma nova revista, “Itenerante”, cujo primeiro número, relativo ao período de Nov. 2009 – Fevereiro de 2010, é integralmente dedicado às “Invasões Francesas”.

É uma revista de pedestrianismo e caminheiros que destaca, como tema desta edição, o título genérico “Por trilhos das Invasões Francesas”.

Começa com uma excelente selecção fotográfica de lugares e sítios relacionados como tema, entre os quais a Serra do Socorro. Vários textos abordam assuntos sobre o tema, como um sobre o sistema de comunicações usado na época ( o célebre “telegrafo de bolas”), texto este baseado no estudo de Henrique Vieira s, outro sobre o tipo de fardamento do soldado português de então, um outro sobre o papel das invasões francesas “na génese do Portugal Contemporâneo” (acompanhado por uma cronologia exaustiva sobre os acontecimento de então) e uma proposta de visita aos “campos de batalha da guerra peninsular” da autoria de António Ventura.

Uma reportagem sobre a ligação da Quinta da Póvoa àqueles acontecimentos e uma entrevista com Maria Zulmira Castanheira, que dedicou um estudo de investigação sobre os testemunhos ingleses da época, um texto do embaixador inglês em Portugal sobre a actualidade do tema, e uma reportagem sobre as localidades da região a norte de Lisboa na actualidade, completam o essencial dos artigos.

Como não podia faltar numa revista de caminheiros, são propostos vários roteiros pelas regiões referidas, com destaque para dois trilhos no concelho de Torres Vedras, um “da foz do Sizandro a Torres Vedras” e outro da “Enxara do Bispo à Serra do Socorro”. Os outros trilhos propostos são um “da Serra do Pilar à Ribeira” do Porto, outro “do Luso á Serra do Buçaco”, um “da Roliça ao Monte do Picoto” , outro “de Sobral de Monte Agraço a Pero Negro” e ainda outro de “S. Julião ao Zambujal”. É ainda sugerido um “micro trilho” em Almeida.

Entre outros temas de interesse, destaca-se ainda um espaço dedicado à gastronomia da região e sugestões de leitura de obras sobre as invasões e a sua época.

O tema da próxima edição da revista, a sair em Março, é sobre os Faróis.

Para saber mais sobre essa revista, podem consultar o seu site AQUI.

Sem comentários: