domingo, 14 de novembro de 2010

Ainda a propósito do Terramoto de 1755 e do seu impacto no concelho de Torres Vedras.

Ainda a propósito do impacto do Terramoto de 1755 em Torres Vedras, recebi do meu amigo João Flores Cunha vários documentos, por si recolhidos nos registos paroquiais deste concelho, que reforçam a ideia, que ele já tinha desfeito em ocasião anterior, de, ao contrário do que davam a entender as memórias paroquiais de 1758, afinal ter havido vários mortos neste concelho provocados por esse acontecimento.

Transcrevo em seguida esses documentos que o meu bom amigo e investigador da história local, João Flores da Cunha, me fez chegar por e-mail:

“MATACÃES

"LO2 flª 89

"Em o primeiro de Novembro de mil setecentos e sincoenta e sinco anos no lugar da Ordasqueira freguesia de Nossa Senhora da Oliveira de Matacães termo de Torres Vedras faleceu repintinamente debaixo de uma parede que caiu com o terramoto do dito dia sem sacramentos Plácida filha de Francisco Ferreira canteiro e de sua mulher MariaTeresa do dito lgar da Ordasqura e aos dois do dito mes foi sepultada dentro da Igreja de Nossa Senhlora da Oliveira sua freguesia de quea fiz este assento dia mes e anno est supra" Cura o Beneficiado Matias da Costa Freixes(?).

"TURCIFAL

"LO4 flª1

" Ao primeiro dia do mes de Novembro de mil setecentos e sincoenta e sinco anos no lugar de Casal de Barbas desta freguesia de Santa Maria Magdalena do lugar Turcifal termo da vila de Torres Vedras do Patriarcado no conflito do Terramoto sem sacramentos falleceo Maria de Almeida viúva de Manoel da Cruz de Torres Vedras, foi amortalhada em um lançol, e sepultada no adro desta Igreja de que fiz este assento dia era est supra" O vigário Caetano Franco.

" Ao primeiro dia do mes de Novembro de mil setecentos e sincoenta e sinco anos no Casal da Biscondeça desta freguesia de Santa Maria Madalena do lugar do Turcifal termo da vila de Torres Vedras do Patriarcado, no conflito do Terramoto, sem sacramentos falleceo Maria de Oliveira cazada com Bartolameu Simões foi amortalhada no habito de S. Francisco, de seis Padres de todas as confrarias e da Irmandade do Santissimo de que era irmã, e sepultada no adro desta Igreja de que fiz este assento dia era est supra" O vigário Caetano Franco.

"O registo seguinte, com a mesma data, é de Ana, filha de Bartolomeu Simões e de Maria de Oliveira do Casal da " Biscondeça". Apesar do registo não fazer referências ao terramoto, é de presumir que o óbito se devesse a tal.

"As Igrejas de Matacães e do Turcifal não deveriam ter sofrido grandes estragos com o terramoto já que há registos de inumações nos carneiros de ambas, 1 de Novembro na do Turcifal (um outro registo que não tem a ver com o sismo) e a 2 na de Matacães.

"Um abraço

"João Flores Cunha

Sem comentários: