terça-feira, 22 de novembro de 2011

A Pera Rocha em livro

A editora torriense “Livro do Dia” publicou recentemente o livro “Pera Rocha do Oeste – Quintas e Produção”, da autoria de Frederica Jordão e Armando Torres Paulo, com fotografias de Manuel Guerra Pereira.
Nessa obra ficamos a saber a história e a origem desse tipo de fruto, identificado pela primeira vez na região em 1836, quase tão importante na região Oeste com a produção vinícola, bem como os principais centros de produção da região Oeste, incluindo-se ainda várias receitas que têm a Pêra Rocha como principal ingrediente.
Ao todo, na região Oeste e mais para sul, englobando os concelhos de Mafra, Torres Vedras, Lourinhã, Bombarral, Cadaval e Alcobaça, a produção de pera  rocha ocupa, no seu conjunto,10 mil hectares de pomares.
O livro visita ainda 13 das mais importantes quintas onde se produz esse fruto, 4 no concelho de Torres Vedras, 3 no Bombarral, 2 no Cadaval e outras tantas em Alcobaça, uma em Mafra e outra na Lourinhã.
Em Torres Vedras as quatro quintas referidas são a Quinta da Albergaria e a Quinta do Bom Sucesso, ambas na freguesia de Campelos, a Quinta do Maxial, com sede social na freguesia do Ramalhal, e a Quinta da Viscondessa, no concelho do Turcifal.
Numa altura em que tanto se fala no regresso à agricultura, é importante conhecer as potencialidades da região onde vivemos, o que torna esta obra fundamental para ficarmos a conhecer melhor a identidade económica da região Oeste.

Sem comentários: