terça-feira, 22 de abril de 2014

Documentos Para a História da Oposição ao Estado Novo em Torres Vedras - 2 -Os últimos tempos do Estado Novo

Entre 1973 e os primeiros meses de 1974 observou-se um crescimento da actividades da oposição local, a um nível que já não se conhecia há muitos anos.

Para isso terão contribuido as movimentações que se iniciaram após as "eleições" de 1973, que evidenciaram o fim da "primavera marcelista" .

Como prova dessa crescente visibilidade da oposição local ao Estado Novo estão alguns dos documentos que hoje aqui divulgamos:

(podem ler os documentos em tamanho maior, clicando sobre os mesmos)



Neste documento, cerca de duas centenas de torrienses assinam um manifesto de apoio ao MDP/CDE, o movimento unitário que tinha concorrido à boca às "eleições" de 1973, disistindo à boca das urnas, por não existirem condições democráticas.

O período eleitoral foi bastante agitado em Torres Vedras. A oposição realizou pelo menos três comícios, dois no Teatro-Cine, de sala cheia. Num os intervenientes foram impedidos de falar na Guerra Colonial e a sessão encerrada de forma abrupta, com a polícia de choque à espera do público, perfilada à saida daquela sala, no passeio em frente, junto à pensão aí existente.

Um segundo comício decorreu sem incidentes e sem a presença da polícia, devido à presença de jornalistas estrangeiros...era necessário dar uns ares de normalidade.

O terceiro comício, realizado num espaço da actual Avenida Humberto Delgado, então ainda em construção, acabou com a intervenção violenta da polícia de choque, a correr atrás do público que assistia ao comício pela Rua Henriques Nogueira abaixo..

Este manifesto, enviadoà Câmara após o acto eleitoral, procurava demonstrar que a oposição continuava activa para além do acto eleitoral.

Corriam boatos, nas vésperas do 25 de Abril, que o regime preparava a prisão de todos os seus subscritores por ocasião do 1º de Maio...felizmente o 25 de Abril numa permitiu comprovar a veracidade dessas informações... 


Em cima reproduzimos um comunicado da "Comissão de Jovens Trabalhadores e Estudantes do Concelho de Torres Vedras" datado de Outubro de 1973, onde se reivindicava, entre outras coisas que preocupam os jovens de então, o fim da Guerra Colonial e o direito de voto para os maiores de 18 anos (então apenas era permitido aos maiores de 21 anos)...


Por último aqui reproduzimos um documento dirigido especificamente aos estudantes do Liceu e da Escola Técnica. Pela primeira vez existia uma organização clandestina da oposição dentro daqueles estabelecimentos de ensino...

Sem comentários: