sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Fotografias de Torres Vedras dos anos 20 e 30 do Século XX existentes no Arquivo Fotográfico de "O Século", na Torre do Tombo.

O valioso património fotográfico do jornal "O Século" encontra-se, desde há poucos anos, depositado na Torres do Tombo, onde se inclui também o valioso património fotográfico de Joshua Benoliel.

A maior parte das fotografias estão digitalizadas e disponíveis na internet sob a designação de "SF Serviços e Fotografia 1880/1972".

Três dos núcleos desse arquivo podem ser consultados com as designações de "Albúns Gerais 1908-02/1971-07-24",  distribuído por 194 albuns, cada um com centenas de fotografias disponíveis,  "Fotografias de 1921-1925", com dois albuns,  e "Joshua Benoliel", com um conjunto de 10349 fotografias .

O problema é que a maior parte dessas fotografias, apesar de estarem disponíveis e poderem ser copiadas (mantendo a marca de àgua da Torres do Tombo), não se encontram identificadas, quanto á data e localização.

Sabemos, contudo,  que Joshua Benoliel fez várias fotografias em Torres Vedras nas duas primeiras década do século XX, mas estas só talvez as possamos encontrar percorrendo atempadamente as mais de dez mil fotografias disponíveis, mas na maoir parte não legendadas. 

Até lá, podemos ver algumas dessas fotografias na revista "Ilustração Portuguesa", às quais temos recorrido em diversas ocasiões, temas a que voltaremos um dia destes .

Mas foi no primeiro daqueles núcleos que conseguimos encontrar 21 fotografias tiradas em Torres Vedras, nas décadas de 20 e 30 do século passado, quase todas inéditas.

Em baixo  reproduzimos vinte dessas fotografias.

1926 : "Aspectos das ornamentações das Festas de Torres Vedras" (no Choupal):



1929 - Uma "Comissão de Torres Vedras e Cadaval" de vista ao jornal "O Século" (28 de Janeiro)


1929 -"Inauguração da Linha Telefónica em Torres Vedras" (4 de Março, frente à estação ferroviária)

1930 - "Comissão de Torres Vedras" (22 de Abril)

1930- "Em Torres Vedras, Reunião de Viticultores" (21 de Setembro)

1931 (1 de Fevereiro) - várias fotografias da reportagem sobre a inauguração da Exposição Vinícola de Torres Vedras (Av. 5 de Outubro)


 (nesta fotografia são identificados: 1- coronel João Luís de Moura; 2 - General Domingos de Oliveira; 3 - António Hipólito)

1933 - Semana do Mutualismo (Associação de Socorros Mútuos 24 de Julho de 1834). Estandarte e dirigentes


1934 - (5 de Fevereiro) - "Carro- reclame do Carnaval de Torres" (em Lisboa?)

1936 - "O carro do Carnaval em Torres Vedras que veio a Lisboa em propaganda"

1938 - Festa da Primavera - 1 de Maio de
 (Av. 5 de Outubro)


 (representante do Governo Civil de Lisboa condecorando um bombeiro)

(desfile da Legião Portuguesa pelas ruas de Torres Vedras - Largo da Graça)

2 comentários:

Unknown disse...

Fantástico, caro amigo!
Obrigado!

André Duarte Baptista disse...

Excelente trabalho. Parabéns pela investigação.