segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Hoje nos Paços do Concelho: "Revisitar as Linhas" , conferência sobre as Linhas de Torres pela Drª Manuela Catarino

22 de fevereiro de 2016 | segunda | 18h00 às 19h30

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho 
"Sobre a importância das conhecidas “ Linhas de Torres Vedras” no contexto das invasões francesas se têm debruçado os historiadores. A linha de fortificações que susteve as tropas de Massena continua, ainda nos dias de hoje, a fascinar a imaginação dos que visitam os fortes e redutos que delas foram preservados. Apoiados em documentos vários, é possível recriar a sua operacionalidade militar e estratégica, tão importantes para o desfecho da guerra peninsular."
"Mas importa, igualmente, entrever os personagens que viveram os acontecimentos aí ocorridos. Homens decisivos, militares de génio, mas também anónimos que atrás delas se refugiaram; gentes que passaram por elas, ou as avistaram de longe; aliados numa causa comum ou inimigos ditados pelo confronto bélico. Na realidade, na ficção, nas cartas escritas à família distante, na correspondência militar, os testemunhos continuam vivos séculos depois. Revisitando alguns desses escritos, poderemos encontrar diferentes “visões” de Portugal, dos portugueses, de quotidianos críticos e contrastes de emoções. Poderemos, em suma, encontrar sinais de vida em cenários de guerra…"
Manuela Catarino
No dia 27 de fevereiro decorrerá uma saida de campo, incidindo sobre a mesma temática, e as inscrições para esta saida deverão ser realizadas no dia 22 de fevereiro, aquando da realização da conferência.
Organização:Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã
Informações: Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, pelo tlf.: 261 315 905.
Conferência: Entrada livre

Auditório do Edifício Paços do Concelho
Praça do Município

Sem comentários: